terça-feira, outubro 25, 2005

!!!!FELICIDADE???

"Agora já vês até que filosofia naveguei, como num porto. Mas tão extenso e tão vasto este porto que, apesar de ser menos perigoso, não exclui por completo o erro. Por isso, não sei por que parte da terra, a única sem dúvida verdadeiramente feliz, me devo aproximar e alcançar. Que coisa de seguro consegui eu, de facto, se até hoje hesito e vacilo quanto ao problema da alma?
Suplico-te, pois, em nome da tua virtude, humanidade, e da união e comunhão das nossas almas, que me estendas o auxilio da tua mão direita, isto é, que me ames e creias que, pela minha parte, te corresponderei a esse afecto. Se o obtiver, acredito que facilmente e com pouco esforço alcançarei a felicidade em que, julgo, tu já te encontras.
Como não encontrei outra forme de me manifestar, pensei em escrever-te e dedicar-te a primeira das minhas discussões, porque julgo que resultou muito religiosa e digna do nome, e deste modo fiques a conhecer o que faço e como congrego aqueles que me estão intimamente ligados para que possas compreender melhor em que estado de espírito me encontro.Trata-se de uma oferta de facto muito conveniente, e com toda a razão, pois discutimos entre nós sobre a felicidade e não vejo que mais mereça ser considerado um dom de Deus.
Não temo a tua eloquência. Não posso temer o que amo e não alcancei, e receio muito menosd a grandeza da tua condição, porque sendo embora grande ela é sempre favorável para aqueles que domina e, a esses, torna-os felizes.
Peço, por conseguinte, a tua atenção para esta minha oferenda."

in "Dialogos sobre a felicidade"
Santo Agostinho

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lindo.

25 de outubro de 2005 às 18:27  
Blogger acbelix said...

Espero que mostres o que melhor tens e que esta latente dentro de ti, que é a tua sensibilidade e a tua alma limpinha.
Quando te vi pela primeira vez, achei-te um pouco estranho, e um pouco "atrapalhado", mas depois de duas trocas de palavras com o luis, salientamos o teu melhor passaporte para a minha (nossa) amizade, que é a humildade. É com essa humildade que se fazem (utilizando palavras vossas) o seres ENORMES, de que tu farás parte um dia, e como sempre disse aos meus verdinhos, que as asas da sabedoria e do conhecimento, e da alegria de sentir o amor proprio, nao te ceguem na que normalmente é a pior das enfermidades, que é a vaidade e o orgulho. Mantém essa tua caracteristica, e de mim, contarás sempre, esteja em que plano eu estiver, e um bem hajas por seres mais um daqueles de quem eu me orgulho de chamar verdinhos, e que para isso naturalmente é necessário ter nobreza de sentimentos!
Um grande ABRAÇO cá do maduro
miro

26 de outubro de 2005 às 14:45  
Anonymous Anónimo said...

Manunovu,


Santo Agostinho também disse:


"Meu Deus, faz-me casto, mas mais daqui a uns tempos".
Pensa nisso mas não te tornes num debochado! Ahhh tigre!


Carpe Diem senão "bais bere"...


Bais bere, bais bere e bais bere... Ah! ah! e ah!


Abraço do mano velho,
Carlos

31 de outubro de 2005 às 16:12  

Enviar um comentário

<< Home


Faça você também Que gênio-louco é você? Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia